terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sobre o enxoval, e preparativos do chá

Enxoval

Algumas das roupinhas de Isabela

Vejo muitos blogs e muitas mamães ansiosas com dúvida de quando começar a comprar as coisinhas, a quantidade e tudo mais. Vou contar o meu caso. Eu descobri o sexo com 17 semanas de gestação. Eu fiquei com aquele medo de mãe: será que é mesmo? Ouvi tantos relatos de mamães que em todas ultras apareciam ter o bebê e tal sexo, montarem o enxoval em tal cor e chegar na hora, o bebê ser do outro sexo! Mas digo que agora, com 25 semanas, estou mais tranquila pelo fato de ter escolhido um dos melhores médicos em ultrassom da cidade que viu a Isabela com 17 semanas e depois confirmou com 23/24.
Bem, entrei no site do babycenter e tinha muitas mamães com apenas 9 semanas de gestação querendo comprar o enxoval. Achei loucura. Pois bem: sei que é chato lembrar isso, mas os riscos de aborto espontâneo só vão diminuir bastante depois do terceiro mês - primeiro motivo pra esperar um pouquinho-, se você é uma pessoa ansiosa e vai querer saber sexo, espere até esse momento ser confirmado, nada de achar que 80% ou 90% de chances de ser menina será com toda certeza menina. - mais um razão.
A espera pra comprar o enxoval também é uma boa pois você terá tempo e calma para selecionar, escolher, optar, mudar de ideia, e comparar preços de tudo que irá precisar.

Carrinho: Eu demorei bastante tempo para decidir qual carrinho escolher. Não foi só uma questão de olhar o mais bonito. Tive que ver o preço, o tamanho - para caber no porta mala do carro do papai Glauco- e o peso. Já vi mamães falando que compraram um carrinho caro e maravilhoso, mas não podiam passear a vontade com o bebê pois o carrinho era muito pesado. Também selecionei por inclinação e facilidade na hora de montar/desmontar. E importantíssimo: todos devem ter o selo de qualidade.  A data para comprar o carrinho depende do orçamento de cada um. Se você tem situação para comprar tudo de uma vez, pesquise e compre tudo junto. Mas se preferir, compre separado e deixe guardadinho na caixa para não pegar poeira (omo eu fiz), eu comprei o meu carrinho semana passada, com 24 semanas de gestação.

Berço: ai ai, berços... na intenet achei um mais lindos que os outros. E um mais caro que o outro também! Venho lembrar que meu orçamento é limitadíssimo, Isabela veio de surpresa numa hora em que a situação financeira não estava lá muito boa pela grande e boa aquisição do papai, um carro. Enfim, com a família ajudando, nada faltará para Belinha. Voltando ao berço... Ah! como eu queria aqueles grandes, brancos, românticos e que viram caminha depois! Porém tive que escolher um bem simples que estava na promoção. Ele é todo branco e ponto. Pra ficar mais bonito, vou escolher um kit berço pra lá de fofo! É uma dica pra quem não pode investir muito no berço. Em questão do tempo: seu nenê terá um quartinho? Se sim, é bom comprar o berço bem no fim, quando tudo estiver arrumado, ajeitado e limpo. Há quem compre o berço no oitavo mês, para chegar no nono e montar um dia antes de nascer. No meu caso eu comprei mês passado e já está montado ao lado da minha cama. O motivo? Papai Glauco teve que montar para ver se estava certinho, pois se viesse com defeito tínhamos 7 dias para troca. Montamos e achamos perda de tempo desmontar para montar novamente quando nascer.

Roupinhas: se você vai seguir uma lista de enxoval pronta - o que eu acho desnecessário-, vale começar a comprar desde a confirmação do sexo. De pouquinho em pouquinho. Ou tudo de uma vez. Vale pesquisar preço, comprar fora da cidade, na internet. Comprar um pouco numa loja, mais um tanto em outra. Eu não quis seguir a lista de enxoval pronta pois sei que roupas tamanho RN se vão em um mês. O P até que dura um pouquinho mais, porém eu investi muito em M. Eu não quis fazer chá de bebê e ganhar roupinha e tudo mais pois gostaria de ter tudo na minha escolha. Claro que tenho ganhado presentes lindos que amei e não os rejeitaria por nada, quem quiser presentear Isabela, estamos aí ;) Mas o enxoval em si, quis que fosse tudo do meu gosto. Também se encaixa aqui os lençóis, cobertores, sapatinhos... Eu comecei de fato o enxoval neste mês, do quinto para o sexto mês de gestação. Estou comprando de pouquinho em pouquinho, pesquisando preço e qualidade. Vou tentar acabar até mês que vem, ou o outro estourando, pois se já me sinto cansada agora, imagine com o barriga maior ainda!!!

Mamadeiras: quero amamentar minha filha até os seis meses ou mais! e já li muitos artigos alegando que o uso da mamadeira faz com que o neném desacostume com o bico do seio. Em alguns hospitais, quando o neném não pega o peito, o leite é dado em copinhos, pois estimula a sucção correta. A sucção da mamadeira não é a melhor. Enfim, não comprei e nem pretendo; no máximo comprarei uma chuquinha. Caso eu realmente precise da mamadeira, e depois dos seis meses também oferecerei mamadeira como complemento, comprarei uma boa que é antirefluxo e anticólica. É de marca e tem um precinho salgado em comparação as simples e demais do mercado. A que eu vi, está em torno de 50 reais.

Bebê conforto/cadeirinha: pra quem tem carro é obrigatório. Lembrando que é preciso ter o selo de qualidade e ser adequado de acordo com a idade da criança.  Há de vários modelos e cores e há carrinhos que encaixam o bebê conforto. É importantíssimo para quem tem carro e uma boa para sair com o bebê e não quiser ocupar muito espaço. Já cansei de ver bebês em cima da mesa de restaurante, no bebê conforto, claro! A finalidade é sempre a mesma. Eu ganhei  o meu da minha cunhada. Vale comprar até o nono mês de gestação ou depois. Mas é preciso lembrar que se você for de carro da maternidade para sua casa, já deve instalar o bebê conforto antes de ganhar o baby.


Preparativos do chá

Meu chá será de fraldas, pois as roupinhas e acessórios eu estou comprando por minha conta de pouquinho em pouquinho. Sei que um recém nascido usa em médica, de 9 a 12 fraldas por dia. Sim, a cada mamada é uma cagada. E nada de deixar mais um pouquinho com o cocô ali, falta de higiene com os pequenos!
Sinceramente, estou encucada com isto. Não posso alugar um salão para realizar tal evento por questões financeiras. Não tenho ninguém íntimo para pedir um "empréstimo" de quintal. Por isso fiquei limitada quanto aos convidados. Na minha lista tem 60 pessoas sem contar com a família aqui de casa, que dá mais de 10. Sei que nem todos podem ir, mas tenho que ter uma base para assentos e comida né!
Motivo de chatiação 1:  tem muitas pessoas que querem ir ao meu chá, que eu conheço, que eu gostaria de chamar, mas infelizmente, será uma pequena festa, nada extravagante e grande. Só estou chamando os mais íntimos e isso me incomoda. Postar as fotos no facebook e ter algumas pessoas comentando que não chamei e que queriam ter ido. Sei lá. Eu realmente não posso chamar muitos por diversos motivos entre eles: orçamento limitado (ninguém merece faltar comida pros convidados!); assento e local (meu quintal não é grande, só vou alugar a quantidade exata de mesa e cadeira e ponto).
Motivo de chatiação 2: estão se metendo no MEU chá.Isso é muito chato, ou eu que estou chata. rs Pessoas dizendo o que fazer, o que comprar, como fazer. Já até me disseram o que darei de lembrancinha. Perai?! Eu nem escolhi o que darei ou se darei algo de lembrancinha!!! A filha é minha e do papai Glauco. E quem tá organizando o chá todo sou eu e minha mãe, a vovó Márcia; ela sim tem direito de opinar. Mas mesmo assim ainda me respeita na questão do gosto e decoração... Eu vou decidir o que fazer e vou fazer; quer ajudar ajude com coração e respeitando meu gosto.

Por enquanto está decidido no menu: mini cachorro quente, torta salgada, bolo de cenoura com chocolate, gelatina em copinho, docinho (brigadeiro e de coco), refrigerante e suco e bolo normal do chá.
Será tudo muito 'em casa', por isso simples. CLAAAARO que eu queria uma big de uma festa. Com painel personalizado, lembrancinha personalizada, mesa de doces e guloseimas... Enfim, já que eu não posso, vou dá o melhor de mim para deixar o simples bem gostoso!

Vou cair em sonhos e contar como eu queria meu chá de bebê:

Menu: mini cachorro quente, torta salgada, pãozinho com patê de frango, gelatinas, cupcakes decorados, bolo de cenoura com chocolate, bolo de brigadeiro, bombons, brigadeiro de copinho, mousse arco íris de copinho, mesa com diversos doces: jujubas, pirulitos, amendoins, chocolate como o bis, balas, marshmallows... Sucos, refrigerante, cerveja pra quem gostar de umazinha...

Decoração: mesa com toalhas na cor rosa bebê, e em cima um jarrinho decorado de flores frescas e bonitas. Mesa principal com o bolo principal, cupcakes, docinhos e bombons. Cachos de bexigas na cor do tema.  Uma outra mesa com as guloseimas. E a última mesa com as comidas a serem servidas por si próprio. Um painel com várias fotos do papai e eu mostrando o barrigão, com um cantinho próprio para deixarem mensagens a Isabela. E um painel personalizado com um bichinho tema (ovelhinha ou elefantinho baby e rosa), com a escrita: 'Isabela está chegando'.

Lembrancinha: vi na internet uma lembrancinha linda: garrafinhas de água com adesivo personalizado. Veja aqui em baixo um exemplo:
Basta mandar fazer na gráfica o adesivo do seu gosto e colar na garrafinha. O toque final é o lacinho de cetim. Não sei quanto custa esse tipo de produção (o adesivo), vou me informar, se não for muito caro, posso tentar realizar esse meu gosto! :)





Enfim, pus pra fora o que eu realmente queria e não vou ter. Há tantas coisas que eu realmente gostaria de poder fazer nesta gravidez. Está sendo muito bom e feliz, esta minha gestação. Porém eu gostaria de poder realizar meus desejos (que são todos completamente direcionados ao bebê) e não posso. Isso me faz pensar que vou querer ter outro filho sim, e dar tudo pra ele o que eu quiser e puder. Um chá de bebê do meu jeitinho, um enxoval bem montadinho, combinadinho e bonitinho. Claro que isso não está nos planos pra agora. Quem sabe daqui uns 10 anos eu tenha outro nenê? Também posso tentar me redimir juntando uma boa grana e fazendo uma festinha pra lá de legal quando Isabela fizer um aninho. Vou adotar com toda a certeza o tema do momento: personalizar.


Beijos de Thaís e Isabela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem! É de graça! :)