quarta-feira, 27 de março de 2013

Amanhã a gente faz 30! Acho...

Acho porque? Deixe-me contar a saga da descoberta da minha gravidez.
Foi assim: no início de outubro de 2012, eu comecei a me sentir muito, mas muito cansada. Bocejava toda hora, ficava com um sono enoooooorme, e uma cansaço maior ainda. Fui levando achando que seria apenas um sono, mas a situação ficou pior, passei a ter mal estar e lá fomos nós, eu e Glauco, para o posto de saúde.Isso no dia 09 de outubro. Eu pensei que estava com alguma virose, que iria tomar soro, um remédio qualquer e ir embora. Jamais passou pela minha cabeça que eu estava grávida, até porque estávamos nos "cuidando" com preservativos. Chego na sala da médica, a primeira coisa que ela pergunta foi a última vez que menstruei. Foi aí que parei pra pensar: eu não lembrava. Estava tão ocupada com os testes, trabalhos e tudo mais na faculdade que esqueci completamente a última vez que tinha menstruado. Olhei no celular pra ver se achava alguma foto e eu lembrasse, alguma anotação, eu sei lá. Não lembrei (e não lembro até hoje). Ela na mesma hora pediu o exame de sangue para ver se era gravidez e me liberou (ela não passou mais nada, acho que já sabia).  Era de noite então tivemos que esperar até no outro dia, cedo, pra eu colher o sangue. Fomos embora assustados e discutindo amigavelmente sobre as possibilidades. Tudo bem que eu não estava tomando pílulas, mas o preservativo a gente usava, poxa!  Glauco disse que não foi muuita surpresa assim pois a gente errou algumas vezes. Restava esperar.
 Eu senti uma pontinha de medo, de dúvida, de animação também.
No dia seguinte fiz o exame e o resultado sairia a tarde. De tarde a enfermeira ligou pro Glauco dizendo o resultado. (O que eu achei um abuso, uma vez que os resultados vem numa folha a4, dobrada e grampeada, é sigiloso e só o médico e paciente podem checar. Mas a fofinha da enfermeira por ser 'conhecida' do Glauco, se sentiu no direito e olhou mesmo!)
Ok, eu descobri que estava grávida dia 10 de outubro. Depois disso foi: como vou contar para meus pais?
Bem, eles já sabiam que eu estava passando mal. Viram que eu fui no posto, perguntaram o que eu tinha... Eu dizia que não sabia ainda, não tinha resultado, que tinha mais exames... E acho que foi nesse enrola enrola que todos desconfiaram e quando eu tomei coragem de dizer pra minha irmã Pri, que contou pra minha mãe, que contou pro meu pai e que todos ficaram sabendo; no fundo mesmo eles já desconfiavam.
Só sei que na mesma semana fui na saúde da mulher para marcar minha primeira consulta pré natal. A doutora pediu o exame para detectar a idade gestacional por eu não lembrar a última menstruação. Na ultrassom que fiz, deu 9 semanas. Maaaas... eu não confio muito nessas máquinas, minha gente.
Já conversei com algumas gestantes que disseram que pela data da última menstruação e pela ultrassom havia diferença de 2, até 3 semanas! Então, eu não sei se realmente estou de 30. Pode ser mais, pode ser menos. A questão é que essa data estipulada pela máquina de ultrassom é o único parâmetro que tenho (e a médica também).
Numa pesquisa pela internet também vi que a porcentagem de bebês que nascem na data estipulada pelo aparelho de ultrassonografia é bem baixa. Na maioria das vezes há uma diferença de dias. Antes ou depois. No meu caso, já preciso estar preparada pra ser antes ou depois, num período maior de tempo.
Completamos 30 semanas, faltam só 10. Dois meses de espera.

Preciso me organizar melhor, as roupinhas ainda não foram lavadas, o armário nem comprei ainda. Há quem arrume a mala alguns dias antes, mas a maioria arruma a partir do sétimo mês, pois imprevistos podem acontecer. Fora que a partir de 36 semanas o bebê pode nascer a qualquer momento sem ser considerado prematuro. Como eu já disse, não sei se estou de 30 mesmo, não vou arriscar. Essa semana começo a lavar as roupinhas pra dá tempo de secar, uma vez que está um tempinho chuvoso por aqui.

Bom, dormir agora virou uma saga. Virar de um lado pro outro só se estiver muito ruim mesmo, pois o trabalho e cansaço que dá para girar é enorme. Já estou me sentindo cansada mais facilmente, ficar muito tempo de pé não dá mais. A dificuldade de respirar está cada vez pior. Principalmente ao deitar de barriga pra cima, ou sentar no sofá da sala numa posição "confortável", que agora é desconfortável né! O peso continua subindo, fui no casamento da mãe de uma amiga, comi muuuuito doce mesmo! haha  Mas não estou ligando tanto, em casa me alimento direitinho. As coxas cresceram bem, o braço e tudo mais, porém nada exagerado e com aparência de obesidade. Acho que está indo tudo pra barriga!

Essa semana um incômodo chato no períneo apareceu intensamente, é uma dor tipo de relaxamento do músculo da pélvis, como se algo fosse sair, uma pressão mesmo. Pesquisei na internet e vi muitas gestantes com isso, e dizendo ser 'normal', pois o bebê e sua cabeça estão encaixando e isso faz pressão e peso pra baixo. Claro que na próxima consulta vou contar a médica.
Outra coisa chatinha também: estou inchando. Os pés sempre foram achatados, agora estão mais gordinhos. Sapatilhas nem uso mais pois aperta. Ontem acordei com as mãos inchadas, um horror. Nem aliança entrava, parecia um dedo roliço. Muito feio :(  Meu rosto está inchado também, mas nada exagerado.
Minha sogra diz que na gravidez inchamos três vezes, sendo que na terceira é pra ganhar o bebê. Bom, tô na primeira que ainda não acabou, vamos ver... rs

Bom, acho que falei muito hoje. Mas é isso aí, é o que tenho sentido. Vou ser bem sincera: adoro estar grávida, nas ruas já me reconhecem como grávida, perguntam o sexo, de quanto tempo estou, é muito bom gerar uma vida, já amo incondicionalmente meu bebê; mas estou cansando. Sei que não posso pensar assim, que ainda faltam "10" semanas que são essenciais para o bebê. Não estou dizendo que quero que ela nasça prematura, não mesmo! Peço a Deus todo santo dia pela saúde de minha filha. Só estou dizendo que quero ver logo seu rostinho, usar as roupinhas que escolhi, amamentar, fazer dormir, segurar, cheirar. Estou muito ansiosa para tê-la comigo, me tornar mãe, mudar totalmente a rotina e tudo mais. Eu quero logo! E não aguento mais esperar. Dois meses passa rápido sim, mas não para uma gestante. Eu cansei de todos os incômodos, de não poder fazer coisas que fazia antes, me abaixar pra pegar a caneta do chão sem dificuldade, sabe? de não ter roupa suficiente que caiba, e o aumento do peso e o surgimento das estrias contribuíram totalmente para eu querer que ela nasça logo. Mas querer não é poder. Como eu disse, não quero que ela seja prematura, quero que venha no seu tempo, no tempo de Deus. Porém suplico para que o tempo passe bem rápido (o que é impossível). Vou procurar me distrair mais, estudar mais pra ver se esse sentimento de ansiedade passa.

Bom, é isso. Dia 10 de abril tenho ultrassom! \o/ Adoro! Dia 18 de abril consulta pré natal, e assim vamos levando.
Segue uma foto minha no casamento:


4 comentários:

  1. Oi Thaís...vc esta muito linda!!!Nossa é muito confuso né, esta conta de semanas...rsrsrsrs...mais que bom que ja chegou 30 semanas...todo mundo entendi a sua ansiedade e acho que todas as gravidas tem isso...de querer ter logo o bb no colo....Bjs...otima semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tem mamães que consideram 27 semanas já o sétimo mês, sei lá. To bem ansiosa, sempre fui, agora mais ainda. rs Beijão

      Excluir
  2. Oi thaiiis!
    vc ta linda mesmo!

    e bem vinda ao meu mundo, so que eu com 21 semanas kkkkkkkkkkkk

    hj eh um dia q eu to super cansada e dai com sono e dai ate mal humorada :(

    e eu q fico me perguntando qdo começar a lavar as roupas e td mais...
    sendo q por ser dois pode vir antes e sendo q nao tenho qse roupa nenhuma kkkkkkkkkkk

    tb sinto mta falta de nao conseguir arrumar a casa direito e de nao poder baixar pra pegar as coisas. aí mesmo parece q elas se jogam no chao neh rss

    detestei o fato da amiga enfermeira se sentir no direito de ler o exame. q chato ne?! ficar ansiosa eh uma coisa..ou mesmo q lesse, q ficasse na dela ne. gte sem noção! ux!
    ahuishaishaiuhsiuahsiahisasa

    e engraçado eh a gte ser td meio junto..
    dia 10 de abril a tua ultra e dia 13 a minha! vou fazer a morfologica ainda hehe
    dia 18 a tua consulta e dia 19 a minha hihiihihi

    beijooos
    e viva a nossa ansiedade! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh!
      Nem me fale nesses incômodos, e vc ainda por dois heuheuhe Verdade, geralmente gêmeos sempre se apressam um pouquinho, menos ansiedade pra vc, mas claro, que tudo corra bem :D

      Olha que legal, vamos postar nossas consultas e como foi a utra bem pertinho, e vamos fuxicar coisinhas uma da outra HEUIHEUIOEHUEH

      Beijoos

      Excluir

Comentem! É de graça! :)