sexta-feira, 27 de junho de 2014

o que eu faria diferente

Mãe de primeira viagem tem muitas dúvidas. As vezes ouvimos as pessoas próximas e seguimos seus conselhos, as vezes fazemos algo em base nos instintos maternos que temos... Enfim. Nenhuma mãe é perfeita.
Mas me pego pensando no que faria diferente com o segundo filho. Claro, que cada bebê é um e muitos fatores podem alterar o que planejamos... Mas seria o seguinte:

- não deixar o bebê adormecer no peito. Quando Isa acordava de noite, só o peito fazia ela dormir. E como ela dormia, não mamava o suficiente para encher a barriga. Ai colocava no berço ela acordava na mesma hora pra mamar novamente. Cansativo!
- não amamentar deitada com ela deitada na cama também. Um vício dificílimo de tirar depois, quando queremos dormir com marido e ter nosso espaço.
- colocar o bebê no berço desde o primeiro dia. Nunca na cama. A Isa dorme um pouco conosco e um pouco no berço, mas prefiro no berço, nunca durmo bem ( nem ela) quando ficamos nós três na mesma cama. Há quem ame cama compartilhada, mas eu não me adaptei. Depois de uns meses cansa. Queremos se mexer, dormir com marido sem preocupação de esmagar bebê.... Rs
- se precisar, dar mamadeira complementando o peito. Mas nunca desisti de dar o peito. Eu sofri no início, mas tudo se ajeitou e valeu a pena. Mas me arrependo de não ter dado mamadeira como complemento antes quando a Isa não mamava direito o leite "gordo" do peito. Mas mamadeira só a da MAM que parece o peito. Rs
- Acostumaria mais no carrinho e mais tarde no cercadinho. Isa não fica muito tempo, logo chora pedindo colo. As vezes tenho coisas pra fazer e se ela ficasse uns minutos no cercadinho brincando seria ótimo. As vezes ela fica bastante, as vezes não...
- colocaria uma rotina bem fixa. Isabela tem rotina sim, mas não é muito fixa não. Já tentei melhorar, mas ta difícil. Tinha que ser desde pequena.

Enfim, foi isso que lembrei.
Hoje Isa dorme no berço a maior parte do tempo. Brinca no Cercadinho um pouco mais. Pois agora quer andar pra todo lado e lugar... Mama menos... O tempo ajuda. Mas alguns pequenos vícios ficam.
Como disse, mãe nenhuma é perfeita. É fácil apontar o dedo e opinar, mas cada um sabe o que faz, o ambiente, as condições, muitos fatores influenciam. Devemos ser e fazer o melhor que pudermos e eu dou o máximo de mim!
Não é porque Isa não fez tudo como eu esperava que irei ficar chateada. Pelo contrário, somos muito felizes com nossa rotina e dia a dia. Não da pra ser sempre perfeito, é errando que se aprende. Nem com um segundo filho seremos perfeitas, só poderemos fazer algumas coisas diferentes e melhorar algo. Então é isso... Seria até como dicas para futuras mamães.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem! É de graça! :)